terça-feira, 8 de março de 2011

Roma em 3 dias

Visitei Roma no período entre 3 a 7 de Março de 2011. No dia 3 de Março fomos no voo das 17:00 horas, saída do Porto, que fez escala em Lisboa. Cheguei a Roma já era muito tarde, cerca das 22:40 horas. Decidimos que era melhor ir de táxi por ser mais seguro que o comboio. O táxi ficou por 50 euros. Todavia eu creio que os táxis têm uma taxa fixa de 40 euros. Como era de noite tinha mais o suplemento da noite. A viagem desde o aeroporto Leonardo Da Vinci até ao centro dura mais ou menos 30 minutos. Ficamos hospedados no UNA hotel Roma que é mesmo ao lado da estação de Termini. O hotel tem uma localização excelente, melhor é impossível, temos acesso aos autocarros, metro (linha A e B) e comboio. O hotel tem muito boas condições, uma decoração moderna, o pequeno almoço é excelente com muita variedade. Só tenho uma crítica ao hotel, como é muito perto da estação de comboios ouve-se por vezes o barulho dos comboios. Mas não incomodou o meu sono... Lol

Aqui está uma imagem do quarto do hotel.

Depois de muita pesquisa na Internet e em guias de Roma fiz um itinerário que vou partilhar. Duas recomendações: sapatos e roupa confortável. Lol porque vão andar muito a pé. Para quem vai passar três dias em Roma compensa adquirirem o Roma Pass. Fica por 25 euros e têm direito a entrada gratuita nos dois primeiros museus, preço reduzido em vários outros e transporte gratuito no metro (linha A e B), autocarros urbanos e alguns comboios. Nos comboios não está incluído a viagem “No stop” Roma Termini-Fiumicino Aeroporto (Leonardo Express)(http://www.romapass.it/). Poderão comprar o Roma Pass online como eu fiz. Depois de comprar online poderão escolher o dia e o local para adquirir o Kit de Roma Pass, eu seleccionei o PIT Termini.

Os locais de aquisisão (PIT = Tourist Information Point):

* PIT Castel S. Angelo, Lungotevere Vaticano (Piazza Pia). 9.30 - 19.00.
* PIT Ciampino*, Aeroporto G.B.Pastine - Arrivi Internazionali, area ritiro bagagli. 9.00 - 18.30.
* PIT Cinque Lune, Piazza delle Cinque Lune (Piazza Navona). 9.30 - 19.00.
* PIT Fiumicino, Aeroporto Leonardo Da Vinci - Arrivi Internazionali Terminal 3. 9.00 - 18.30.
* PIT Minghetti, Via Marco Minghetti (angolo Via del Corso). 9.30 - 19.00.
* PIT Nazionale, Via Nazionale (Palazzo delle Esposizioni). 9.30 - 19.00.
* PIT S. Maria Maggiore, Via dell'Olmata. 9.30 - 19.00.
* PIT Termini, Stazione Termini - Via Giovanni Giolitti, 34. 8.00 - 20.00.
* PIT Trastevere, Piazza Sidney Sonnino. 9.30 - 19.00.

Mapa de Roma:

Metro de Roma:

1º dia Sexta- feira

Às 8:00 horas já estávamos prontos para começar o dia. Fomos à estação de termini para ir buscar o Roma Pass. A estação de comboios é enorme e super confusa, ninguém nos soube dar informação sobre onde era o PIT do Termini, acreditam?... Os italianos são muito pouco simpáticos e não são bons a dar informações. Ao final de meia hora e de andar de um lado para o outro na estação lá conseguimos encontrar o PIT. Mas havia um problema, tínhamos meia hora para chegar aos museus de Vaticano. Tinha comprado os bilhetes dos museus online, para as 09:00 horas. Então fomos rápido para o metro, Linha A, destino Cipro- Musei Vaticani. Para o nosso azar apanhamos a hora de ponta e ainda por cima o metro estava com problemas técnicos, ou seja demorou mais tempo a chegar ao destino. Já estava a desesperar dentro do metro. Chegamos 15 minutos atrasados, mas entramos logo e não nos colocaram qualquer problema de termos chegado tarde. Lol tivemos muita sorte... O bilhete custa 15 euros mais 4 euros se comprarem online. Na minha opinião eu acho que compensa, não se perde tempo nas filas. Para comprar online vão a este site: http://mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html

Os museus do vaticano estão abertos de 2ª a Sábado das 9:00 até às 18:00 horas. Está fechado ao Domingo excepto no último Domingo de todos os meses, que a entrada é gratuita das 09:00 até às 12:30 horas. O museu é simplesmente deslumbrante... Eu visitei o museu todo em cerca de 3 horas. Mas podia-se passar um dia inteiro a visitar os museus. É proibido tirar fotos na capela sistina. Apesar que eu consegui tirar algumas sem flash. Mas é preciso ter cuidado com os seguranças. Houve um senhor que foi apanhado a tirar fotos e o segurança obrigou-o a apagar todas as fotos que tinha da capela sistina.

Acabámos a visita por volta das 12:30, já era hora de comer. Decidimos almoçar dentro dos museus do vaticano, algo rápido para não perder tempo. Por quatro fatias de pizza grandes e duas colas pagamos 18 euros.

Às 13:30 horas já era hora de irmos para a basílica de São Pedro. A Basílica está aberta das 07:00 às 18:00- 19:00 (depende da altura do ano). Para entrar na basílica costuma haver longa fila, mas avança rápido. É gratuito a entrada. Poderão visitar o Tesouro que está aberto das 09:00 às 17:15- 18:15 (depende da altura do ano), o preço creio que é 6 euros. Decidi não visitar o tesouro. Eu visitei as grutas vaticanas- túmulos dos papas que estão situados sob a Basílica de São Pedro. Além das capelas dedicadas a vários santos, contêm tumbas de reis, rainhas e papas a partir do século X. É onde está sepultado o Papa João Paulo II. A entrada é gratuita. Aqui é proibido tirar fotos.

Terão de subir à Cúpula, é uma experiência única. O Horário de funcionamento é das 08:00 às 16:45. O preço com elevador: 7 €. Tem que se subir os últimos 320 degraus (equivalente a 17 pisos) O preço sem elevador: 5 €. Sobe-se 550 degraus (equivale a 30 pisos). Compensa não irem de elevador porque os restantes 320 degraus é que são os piores.

A Pietà de Miguel Ângelo

Às 16:00 horas fomos para o Castelo de Sant´Angelo. Utilizámos aqui o Roma Pass ou seja a entrada foi gratuita. O preço de entrada é de 5 euros, creio. O Horário de terça a domingo é das 09:00-19:00 (última admissão às 18:30). Em 1 hora visitei todo o Castelo. (http://www.castelsantangelo.com/index.asp). O Castelo é lindíssimo...

O nome do Castelo deve-se à aparição do arcanjo Miguel ao papa Gregório Magno. Dizem que existe um corredor que vai do palácio do vaticano até ao castelo, oferecendo assim uma via de fuga em caso de perigo para o papa.

Por volta das 17:00 fomos até ao tribunal.

Depois decidimos andar a pé ao longo do rio Tibre até à zona de Trastevere. Demoramos cerca de 40 minutos. É uma boa forma de ver os monumentos. Andamos foi muito. Mas vale apena...

Às 18:00 fui à igreja de Santa Maria in Trastevere. O horário de funcionamento é das 09:00- 19:30 Horas. A igreja é lindíssima. Esta basílica terá sido o primeiro local oficial de culto cristão em Roma. Terão de a ver...

Por último fui à chiesa San Francisco a Ripa. A morada é Piazza San Francesco D´Assisi 88. Horário: 07:00- 12:00; 16:00- 19:30 Horas. Lá encontra-se o Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, uma bela escultura de Bernini. Não consegui tirar uma foto porque estava a decorrer a missa. Tive azar...

Depois fui jantar ao restaurante Ivo a Trastevere que fica na Via di San Francesco a Ripa, 158. Come-se bem, bom ambiente e é económico. Comemos 2 massas à carbonara, 2 coca- colas, 2 Bruschetta, um tiramisú que é muito bom e dois cafés, pagamos no total 28 euros.