terça-feira, 8 de março de 2011

Roma em 3 dias- 2 º dia

2º dia Sábado

Começamos o dia bem cedo, às 07:30 horas na Piazza della Repubblica.

Por volta das 08:00 horas estávamos na chiesa Santa Maria Maggiore. Horário das 07:00 até às 19:00 horas. Não conseguimos visitar o interior por estar encerrada, não sei o motivo.

De seguida fomos visitar a chiesa San Pietro in Vincoli. Horário é das 08:00 até às 12:30 e das 15:30 até às 19:00 Horas. A morada é Piazza de San Pietro in Vincoli. Nesta igreja estão representadas as duas correntes (vincoli) que prendiam São Pedro nas profundezas da prisão Mamertina. Está também representado Moisés de Miguel Ângelo. Os estranhos chifres na sua cabeça representarão feixes de luz e resultam de um erro de tradução do antigo testamento.

Às 09:00 horas chegámos ao coliseu. Aqui utilizámos o Roma Pass, ficando de graça a entrada no coliseu + palatino + fórum romano. O preço normal é de 12 euros. Horário das 09:00 até à 01:00 Hora. O Tempo de visita mais ou menos 1 hora.

A construção do maior anfiteatro de Roma foi ordenado pelo imperador Vespasiano nos terrenos pantanosos de um lago onde se situava o palácio de Nero, a Domus Aurea. Combates mortais entre gladiadores e lutas de animais selvagens eram oferecidos gratuitamente ao público pelo imperador e cidadãos abastados. O coliseu, segundo o projecto, permitia um fácil acesso a cerca de 55 mil pessoas pelas suas 80 entradas. É sem dúvida um monumento único, com muita história e com uma arquitectura grandiosa.

Arco de Costantino. Este arco de triunfo foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre o co-imperador Maxêncio.

Por volta das 11:00 horas iniciamos a nossa visita ao Palatino, que tem ligação ao forúm Romano.

Horário das 09:00 até à 01:00 hora. Segundo a lenda, Rómulo e Remo foram criados por uma loba numa caverna do Monte Palatino. O Palatino era um local preferido por alguns dos mais famosos habitantes da cidade. Augusto nasceu nesta colina e aqui viveu modestamente, mesmo depois de se tornar imperador.

Forúm Romano

Horário das 09:00 até à 01:00 hora. O forúm era o centro da vida política, jurídica e comercial de Roma antiga. As basílicas eram os maiores edifícios, onde se discutiam as questões legais.

Por volta das 12:15 horas apanhamos o metro linha B no colosseo e saímos na Pirâmide. 10 minutos foi o tempo de tirar umas fotos à Pirâmide de Caio Céstio e regressar ao metro e ir até à paragem de metro Circo Máximo.

Caio Céstio, a fama do masgistrado romano deriva do seu túmulo, uma imponente pirâmide revestida de mármore branco e localizado na muralha de Aureliano, perto da porta San Paolo.

Circo Máximo

Foi outrora o maior stadium da Roma antiga, agora é apenas um descampado. É um bocado triste terem destruído este local histórico.

Templo do Fórum Boarium- templo circular de Hércules e a fontana dei Tritoni.

Por volta das 12:40 horas estava a colocar a minha mão na Bocca Della Veritá (na igreja Santa Maria in Cosmedin)
Horário: 09:30 às 17:00H.

Dizia a tradição medieval que as mandíbulas se fechavam rapidamente sobre a mão de todos os mentirosos- um artifício útil para testar a fidelidade das esposas.

Arco de Jano

Teatro Marcello

Às 13:00 almoçamos neste café, ele fica mesmo ao lado do teatro Marcello. O capuccino é fantástico.

Depois de termos a barriga cheia lá nos pusemos a caminho do Monumento a Vittorio Emanuele II. Este monumento é espectacular, foi talvez o monumento que mais me surpreendeu. É simplesmente grandioso...

Aqui está a Colonna Traiana e o Foro Traiano.

14:30 nos Mercados de Trajano (http://www.mercatiditraiano.it/)
O horário é das 09:00 até às 18:45H. Eu paguei 9,00 € de entrada. O tempo de Visita é de mais ou menos 1 hora.

Os Mercados de Trajano eram o equivalente a um moderno centro comercial, onde se encontrava de tudo, desde sedas e especiarias do Médio Oriente a peixe fresco, frutas e flores.

O interior dos Mercados de Trajano

16:00 Horas no Capitólio

Paisagem do Capitólio para o Fórum Romano

Museus capitolinos (http://en.museicapitolini.org/). O preço normal é de Museu + Exibições - € 12,00 (adultos). O horário de Terça- Domingo: 9.00 a 20.00 horas. Eu paguei 6,50 € com o Roma Pass. Vale mesmo a pena verem este museu. O tempo de visita é mais ou menos uma hora.

Museus Capitolinos: Palazzo dei Conservatori. É neste museu que se adquire os bilhetes e onde se inicia a visita.

Museus Capitolinos: Palazzo Nuovo.

Paisagem dos Museus Capitolinos do Forúm Romano

Às 17:10 estava no Palazzo Venezia

Cheguei à Chiesa de Il Gesú às 17:30 horas. Horário de visita: todos os dias das 07:00 à 12:30; 16 às 19:45H. Foi sem dúvida a minha igreja preferida de Roma. É simplesmente linda. O tecto é sobrenatural... Lol É lindo...

Area Sacra

18:00 horas no Panteão
Tempo de visita calcular em torno a 15 minutos como mínimo. Horário de visita: de Segunda a Sábado das 08:30 às 19:30 H; Domingo das 09:00 às 18:00 H.

18:30 horas Santa Maria Sopra Minerva e Obelisco

Horário: 08:00- 13:00; 15:00- 19:00 Horas

Campo de Fiori

Piazza Navona, é lindíssima à noite...

Nós fomos jantar à Pizzeria Baffetto na Via del Governo Vecchio 114, é muito perto da Piazza Navona. Têm que chegar cedo, por volta das 19:30 horas no máximo porque costuma ter fila no exterior do restaurante. Nós esperamos cerca de meia hora mas valeu apena. As pizzas são maravilhosas... Come-se bem e paga-se pouco. Por duas pizzas, duas colas e uma sobremesa foi 25 euros no total.

Final de um dia muito cansativo... :)