terça-feira, 6 de novembro de 2012

Amesterdão em 4 dias- 1º dia

Uma das cidades europeias mais interessantes é sem dúvida Amesterdão... Tive o privilégio de a visitar de 25 a 28 de Outubro deste ano. É uma cidade conhecida pelos lindíssimos canais, pelo interminável número de bicicletas, os famosos coffee shops e o red light district. Adorei a cidade, simplesmente linda e as pessoas são muito simpáticas e sempre disponíveis para ajudar. Uma coisa fantástica dos holandeses é também o facto de saberem falar muito bem inglês, o que facilita muito a comunicação, pois o holandês é uma língua incompreensível. Adorei visitar a Holanda no Outono, primeiro porque adoro as cores do Outono e segundo as folhas nos canais dão um certo encanto a Amesterdão. Tive a sorte de não ter apanhado chuva mas estava muito frio, as máximas foram de 9 graus e durante a maior parte dos dias o céu esteve sempre nublado. A única coisa que faltou nesta visita foram as tulipas, o tempo delas é na Primavera (Abril a Junho), terá de ficar para uma próxima visita. Amesterdão é uma cidade muito diferente de cidades europeias como Paris, Roma, Londres, etc; é uma cidade que não tem propriamente muitos monumentos e museus para visitar, é uma cidade para descontrair e nos perdermos pelos canais. Eu fui para Amesterdão de Lisboa pela Transavia (http://www.transavia.com/hv/pt-PT/pagina-inicial) ou seja voo low cost, apanhei o voo das 09:50 Horas tendo chegado a Amesterdão por volta das 14:00 Horas. Do aeroporto apanhei o comboio para o Central Station, a viagem fica por cerca de 3,5 euros e dura mais ou menos 20 minutos.
Mapa de Amesterdão
Fonte: http://www.orangesmile.com/travelguide/amsterdam/city-maps.htm
As melhores formas de visitar Amesterdão é andar a pé, de bicicleta ou utilizar o tram que é um meio de transporte muito bom. Eu comprei um passe de 72 horas que me ficou por 16 Euros, para viagens ilimitadas. Como me ia embora no Domingo, no voo das 16:50 Horas, compensava-me pois completava as 72 horas.
Eu fiquei no Hotel Amstelzicht, no Canal Amstel, aconselho... A localização é excelente, mesmo no centro, perto de tudo e ao lado do Rembrandtplein (ou seja muitos restaurantes e bares). Do Central Station podem apanhar o tram nº 9 para o hotel, a viagem é super rápida, cerca de 10 minutos. Os quartos são modernos, limpos e pequenos; o atendimento excelente. Só um grande defeito é a escadaria, mas acho que é um problema geral na maioria dos hotéis. Adorei a estadia neste hotel... O site do hotel é: www.hotelamstelzicht.com.
Andando pelos arredores do hotel...
Depois de almoçarmos no McDonald's da zona de Rembrandtplein começamos a nossa visita por Amesterdão... Primeira paragem, passeio de barco pelos canais, existem várias companhias de barco, no hotel aconselharam-nos a companhia Reederij P. Kooij, mesmo ao lado do hotel. Aqui está o site: Kooijhttp://www.rederijkooij.nl/en/. O bilhete custa 9 euros e a viagem dura 1 hora. Os barcos são muito bons e é sem dúvida uma boa forma de ver a cidade.
Depois do fantástico passeio de barco, por volta das 17:00 Horas quando acabou, fomos andar a pé até à praça Dam.
Na praça Dam provámos as famosas batatas fritas holandesas, muito boas e calóricas... :) Depois fomos a pé até ao famoso red light district... Esta zona apesar de ser conhecida pelas "meninas que estão na janelas", é uma zona muito bonita para passear... É proibido tirar fotos às "meninas". É também uma zona muito segura para passear, mesmo de noite, desde que não se metam nas ruelas escuras, é claro...
Acabámos por voltar à praça Dam, onde fomos até a um barzito na zona... Eu bebi um fantástico Hot chocolate, dos melhores que já bebi.
Acabámos o dia na Magere Brug, mesmo ao lado do nosso hotel, lindíssima de noite.

1 comentário: